quarta-feira, janeiro 30, 2008

A Máfia da Arbitragem

MAIS POLÊMICA EM TORNO DA ABRITRAGEM!

Postado por André Carnielli para o Blog do torcedor do São Paulo.

Soa estranha a afirmação do Coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, nesta terça-feira.

Segundo ele, o pedido do São Paulo, para afastar o árbitro Salvio Spinola, não foi acatado pela instituição. Leia o que ele falou, via telefone, para o GloboEsporte.com:

"Eles fizeram uma proposta, mas o Salvio não está impedido de apitar jogos do São Paulo. Ele poderá apitar normalmente, se a Comissão de Arbitragem assim desejar. Ele vai apitar jogos do São Paulo, ou de qualquer outro clube, quando eu achar conveniente. Isso é uma decisão minha, isto é, da Comissão de Arbitragem. E de mais ninguém".

Já de acordo com o Estatuto do Torcedor e de um dispositivo próprio que regulamenta as funções e normas que a Comissão de Arbitragem deve seguir, os árbitros são definidos em sorteio público. Está no artigo 30, inciso I.

I – Nas competições profissionais, os árbitros serão escolhidos mediante sorteio público, dentre aqueles previamente selecionados, a realizar-se, no mínimo, quarenta e oito horas antes de cada rodada, em local e data previamente definidos, com ampla divulgação;

Fica a pergunta : Será que o Coronel Marinho passa por cima do regulamento e realmente escolhe os árbitros a seu bel prazer?

Link para a notícia no GloboEsporte

Link para o regulamento no site da Federação Paulista de Futebol

Este é um ponto, o outro ponto é a venda de jogos:

"No momento em que a diretoria do São Paulo reclama da arbitragem de Sálvio Spínola Fagundes Filho no clássico de domingo passado contra o Corinthians, tida como vergonhosa por conta da anulação de um gol de Adriano e da não marcação de um pênalti sobre Dagoberto, reproduzimos aqui oito minutos de um vídeo assustador.

Com narração de Rinaldo Rocha, da TV Rural.com de Campo Mourão, no Paraná, vamos acompanhar erros vergonhosos cometidos pelo árbitro Evandro Roman (foto acima) e seus assistentes José Walmir de Carvalho Pereira e Arestides Pereira da Silva Jr na partida em que o Londrina venceu o Engenheiro Beltrão por 2 a 1 no dia 20 de janeiro. O jogo foi disputado no estádio do Café, em Londrina.

Durante o vídeo, a seqüência de erros é tão gritante que até o narrador se desespera em, em determinado momento, passa a acusar Roman de estar ajudando descaradamente o time da casa.

A arbitragem no mínimo suspeita fez com que o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, José Roberto Dutra Hagebock, determinasse a abertura de inquérito para apurar queixa feita pelo Engenheiro Beltrão contra Roman. Após o jogo, o presidente do clube, Luiz Linhares, e o árbitro teriam protagonizado uma discussão. Na queixa protocolada no TJD, Linhares alega ter sido ofendido por Roman. "



fonte do 2° texto