terça-feira, julho 29, 2008

BATMAN "O Cavaleiro das Trevas" - Analisando Filmes

Eu poderia até ser suspeito para falar do Batman. O meu personagem favorito das histórias em quadrinhos (tendo até a edição de colecionador com o Gibi N°1 - vendo por R$2000,00) postula esta posição não por simples escolha, mas porque "ele não é impossível", digo: um cara que cai do céu com um asteróide, ou outro que sofre uma mutação somente benéfica são possibilidades remotas; agora, um cara que sofre um trauma da perda dos pais e se vinga.... isso sim tem conteúdo.
Tá, tá, tá... ele voa plana com asas duvidosas, pula de prédios, leva 1433 tiros e não morre, mas isso faz parte do quadrinho e do mito do personagem, seria como questionar qualquer poder de qualquer outro super-herói.
Mas hoje em dia eu posso criticar este filme com toda a imparcialidade do mundo, pois eu adoro os Quadrinhos, mas odiei quase todos os filmes, só salvando o "BATMAN - Begins", eram filmes feitos para crianças uma vez que o mercado exigia o filme para um público mais adulto - que as crianças fiquem com os desenhos e com os HQ's.

Mas este filme.... "O Cavaleiro das Trevas" ....
Este filme sim merece uma análise:
Ótimo filme! O filme foi bem explorado em todos os sentidos e feito sem muitas "viagens", tem uma moto que não vira o guidão e ele a manobra com extrema facilidade, tem uma queda de um prédio sem morrer, mas nada que comprometa o filme. E este filme merece uma estatueta somente pelo fato de não ter copiado os outros e colocado um romance "demodê" no meio - aquela melação de Super-Herói com mocinha é um saco (vide a "punhetação" chamada Smawvile), para isso existe novela mexicana.

O CORINGA

Na minha opinião, o melhor coringa de todos, ele não é somente mais um palhaço transvestido de bandido ou um bandido transvestido de palhaço.
Ele é louco, mau, sádico e perturbador; aliás perturbador é a palavra que melhor descreve este vilão representado por Heath Ledger.
Nunca na história do Batman se viu um vilão tão bem representado e tão bem interpretado, nada daquele palhaço que não botava medo em ninguém com um sorrisinho toda hora, cheio de piadinha e patético.
Sim pois os antigos vilões talvez ficassem bem nos desenhos, mas em um filme....era altamente constrangedor.
Para que eu possa exemplificar melhor a minha linha de raciocínio, vamos para um flashback .........................
..............................................................................................
..............................................................................................
..............................................................................................
..............................................................................................
..............................................................................................

CORINGA N°1:
Na tele-série dos anos sessenta o Coringa era interpretado por Cesar Romero, sua versão era bem condizente com o seriado pastelão.

CORINGA N°2:
Em meados de 1989, o Coringa foi interpretado por Jack Nicholson, talvez por ter um sorriso natural na cara, interpretou bem....mas não botava medo em ninguém.

CORINGA N°3:
Em 2004, para o curta "Batman - Dead End", Andrew Koenig fez um Coringa mais próximo dos quadrinhos: doido de pedra chegava até a colocar medo....mas não era original.

...........Voltando do Flashback.........

Agora, caro leitor, alguém vai questionar que a imagem a minha direita, não é mais amedrontadora e original do que as 3 acima?
Em questão de interpretação nem se fala,
Heath Ledger merece uma estatueta pela sua atuação.
Simplesmente a personificação perfeita do Coringa, a melhor atuação de todos os tempos para este personagem.

Uma pena que morreu, espero que o sucessor seja tão perturbador.
Agora, se você acha que estou sozinho na minha opinião veja AQUI (qualquer dramatização é mera jogada de marketing do outor).

RECOMENDAÇÃO: Assista!!!