quinta-feira, abril 10, 2008

Máquina do Tempo: O Primeiro Acelerador de Partículas

"Olhe atentamente.


É assim que a primeira maquina do tempo pode ser!
Já ouviu falar de buracos de minhoca(wormholes)?
Bom, em breve você poderá começar a ouvir falar deles, já que o mais poderoso acelerador de partículas do mundo irá se tornar funcional na primavera deste ano - libertando forças capazes não só de distorcer o espaço(assim como a gravidade distorce o espaço ao redor da terra) mas também o TEMPO!
O acelerador de partículas do CERN está definido para se tornar a primeira máquina do tempo da história.

De acordo com a pesquisa publicada por Irina Arefieva e Igor Volovich "na relatividade geral, uma curva no espaço tempo irá correr do passado para o futuro. Mas, em alguns espaço-tempos as curvas podem se encontrar gerando uma curva mais fechada, o que é interpretado como uma máquina do tempo- o que sugere a possibilidade de viagens no tempo "

Dois prótons viajam em direções opostas e colidem em quatro pontos ao longo do caminho - replicando as condições do Big Bang "do plasma cósmico", um misterioso estado, quase líquido, que ocorreu antes dos quarks esfriarem suficientemente para permitir que átomos se formassem. O acelerador de partículas vai forçar os quarks se separareme recriar o "plasma cósmico"original e reconstruir as condições do Big Bang.


Aqui estão alguns fatos rápidos:
-- 20 anos de trabalhos em andamento
-- Uma equipe de 7000 físicos de mais de 80 nações
-- 27 km de circunferência, 175 metros no subsolo
-- Irá facilitar a colisão de prótons, viajando muito perto da velocidade da luz
-- Cada túnel é grande o suficiente para por um trem através dele.
-- Temperaturas geradas: mais de 1000.000 vezes mais quente que o núcleo do sol
-- Magnetos supercondutores são resfriados a uma temperatura mais fria que a do espaço profundo


A coisa mais complicada que os seres humanos já construiram

Para melhor apreciar a enorme dimensão desta besta, considere que ela percorre 17 milhas através da fronteira de dois países, tem detectores em quatro localidades do tamanho de edifícios, alojados em grandes cavernas - e se por ventura vocÊ estivesse dentro do túnel, enquanto ele estivesse em operação, você teria uma experiência. altamente radioativa e fatal.

Apenas um supercondutor solenóide, contém mais ferro do que a Torre Eiffel. Os custos de construção do acelerador de partículas foram tão elevados, que a América teve de pôr um fim ao seu próprio projeto de um acelerador de partículas em 1993 (apesar de 14 quilômetros de túneis já terem sido escavados no Texas), de modo que hoje, o CERN pode ser chamado de "a coisa mais complicada que os seres humanos já construíram.



A ideia é concentrar toda esta incrível energia no menor espaço possível. Como se costuma dizer, "quanto mais energia entrar, maiores serão as partículas que irão sair". Mas quão grandes? Que tal do tamanho de um mini buraco-negro?

Se o acelerador de partículas não produzir uma "viagem no tempo", outras coisas emocionantes que ele pode produzir são:

O fim do mundo :D

Piadas à parte, os cientistas esperam coisas emocionantes, porém daquelas que podem ser contidas.
Todas as outras estranhas coisas que o acelerador de partículas pode produzir é um big-bang de média dimensão, ou um buraco negro, mas os cientistas do CERN estão calmos, eles garantem que "mesmo que buracos negros sejam produzidos, eles serão muito pequenos e durarão pouco para gerar uma forte força gravitacional ". Em outras palavras, Genebra não vai ter sugada para outra dimensão. "

Fonte

Isso é preocupante. Nem os próprios físicos que estão trabalhando no projeto sabem, ao certo, qual o verdadeiro efeito deste acelerador de partículas, não que isso venha a causar o fim do mundo, não creio nisso, mas pode desencadear uma série de efeitos colaterais que nem eles mesmo conseguem prever.....Na verdade eu acho que eles construíram o maior microondas do mundo, acho que só vai esquentar. É pagar para ver, alguém quer pipoca?