terça-feira, novembro 27, 2007

Racismo e o Sistema de Cotas nas Universidades

Hoje o ATAQUE NUCLEAR, adentra em um campo minado muito perigoso e polêmico: o Racismo.
Muita polêmica se forma em torno deste assunto, que na verdade é simples e de fácil solução; outra coisa que percebemos claramente, é a hipocrisia que molda esta questão, em especial no Brasil.
A descrição que o dicionário dá ao racismo é clara e direta:

"doutrina que tende a preservar a unidade da raça e assenta na suposta superioridade de uma raça que se confere o direito de exercer domínio sobre as outras;

reacções ou atitudes que se harmonizam com esta teoria;

mostras de hostilidade face a um grupo social ou étnico.".

Para que se possa eliminar, de uma vez por todas, esta questão racial, é preciso implantar o conceito de que não existe uma forma de distinção racial, de que somos todos iguais, independente de cor, sexo ou raça.

O Sistema de Cotas:

Um dos maiores erros até hoje, o sistema de cotas para negros em universidades, é uma afronta e uma ofensa à todas as raças, com isso o que ele s conseguiram foi passar a imagem de que um negro não tem a mesma capacidade de um branco para entrar em uma universidade, fizeram distinção racial, e até os avaliadores não conseguem distinguir quem é negro e merece o benefício, e quem não é.

Portanto a frase se repete:

"Para que se possa eliminar, de uma vez por todas, esta questão racial, é preciso implantar o conceito de que não existe uma forma de distinção racial, de que somos todos iguais, independente de cor, sexo ou raça.

O sistema de cotas seria, realmente, de grande valia social, se fosse para pessoas sem poder aquisitivo, pessoas de baixa renda, que não tiveram as mesmas oportunidades que um playboy para entrar em uma universidade; mas, ao fazermos distinção de quem é negro ou não, levantamos novamente a tese de que temos diferenças raciais.

Deixo claro que não sou a favor das manifestações racistas que estão ocorrendo nas universidades sulistas.

E a desculpa de que é uma forma de reparar os erros do passado é furada, pois quem paga são brancos de todas as classes sociais que acabam perdendo suas vagas devido ao sistema de cotas; seria como alguém querer que você vá para a cadeia por um crime que seu avô falecido cometeu.

Martin Luther king disse uma vez em seu mais famoso discurso "Eu tenho um sonho":

"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: 'Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.'
... Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter."

Que assim seja! Que possamos ser iguais sem favorecimentos de um lado e nem de outro, quem possamos não ser distinguidos mais pela raça e que fazer tal coisa, se torne crime realmente.

Camisetas "100% NEGRO":

É muito comum (ou já foi), ver pessoas de todas as raças com camisetas com esses dizeres andando por aí todas orgulhosas de si. Ora bolas! Não seria isso uma expressão de racismo? Poderia uma pessoa andar com uma camiseta "100% BRANCO" e não ser linchada ou presa?

Não que eu queira andar ou até mesmo ver alguém com esse tipo de camiseta, somente não quero mais este tipo de manifestação, para nenhum dos lados; que seja considerado racismo; além da grande burrice que é, em um país de tantas raças e misturas como o Brasil.

Que não tenha mais lados! Sejamos todos do mesmo lado.

Ass.: WWW.ATAQUENUCLEAR.BLOGSPOT.COM