segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Cinema - "Onde os Fracos não tem Vez"

O longa baseado no livro de Cormac McCarthy (de mesmo nome), retrata uma perseguição sangrenta de um assassino frio, calculista, sádico e muito inteligente, a um caçador que encontrou 2 milhões de dólares com traficantes mortos no deserto do Texas.
Um filme inteligente, muito bem elaborado, as luzes, a climatização, tanto em cenários tipicamente texanos, quanto nas sombrias perseguições.
A materialização do assassino, vivida por Javier Bardem, superou as expectativas de todos, o olhar profundo e perdido deu ao personagem uma textura única.
O filme faz uma "brincadeira" com valores morais (o cara pode roubar o dinheiro do traficante "semi-morto", mas deixá-lo agonizar suas últimas horas sem água não seria correto), brincadeira esta que está presente em nossa sociedade de várias formas.
É incrível como Tommy Lee Jones cai bem na pele de texano, o que já havia ficado constatado em "Três Enterros".
O final?... Único, só vendo mesmo.
















O assassino (Javier Bardem)


Não é a toa que o filme ganhou, ontem à noite, 4 das 8 indicações que teve ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado; além de já ter ganho: 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor e 3 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Melhor Atriz Coadjuvante (Kelly Macdonald), Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
VALE A PENA ASSISTIR!